O apartamento consistia num conjunto de espaços nos quais se apreciavam diferentes tempos sobrepostos. Usos diversos que haviam acumulado elementos e camadas nas paredes ao passar do tempo, e haviam conformado um ambiente estranho e desbotado. Apesar da confusão era possível apreciar a potencialidade de suas características definidoras originais: uma estrutura de espaços amarrados, separados por uma potente sucessão de paredes estruturais, um pavimento de mosaico hidráulico com distinção de hierarquia de usos, e os tetos ritmados conformados por arcos de cerâmica e vigas de madeira.
Pareceu aos arquitetos que um trabalho de reforma deveria aproveitar ao máximo o partido do que foi encontrado. Como acontece na cidade, que é um conglomerado de tempos históricos diferentes que se contaminam mutuamente, que se entrelaça num todo complexo e ambíguo. Embora neste caso a preexistência não possua um valor patrimonial nem histórico excepcional, era perfeitamente aproveitável e atrativo, e levou, assim, a uma estratégia de reciclagem e transformação, com limites difusos, nos quais foram inseridos novos elementos funcionais concentrados e diferenciados.
Reaproveitamento e transformação
Foram eliminados os elementos acessórios de paredes e tetos pré-existentes, para chegar aos elementos essenciais definidores do espaço e realizou-se uma limpeza estratégica (e não “higiênica”), mantendo traços, marcas e camadas de pintura. Um processo de consolidação (reforços estruturais e costura de trincas) devolveu a solidez para as zonas críticas. Também foi realizado uma homogeneização cromática e otimização da iluminação natural.
Agregados
Mediante a construção de módulos autônomos fechados, como caixas, se redistribui o programa, localizando neles os serviços e espaços de armazenagem. Estes volumes mantém o acabado branco, se unificando cromaticamente com o espaço recipiente. É instalada uma subestrutura aparente de madeira pelo exterior, em modo de embalagem, ressaltando a importância do interior.
As redes de instalações se concentraram estrategicamente nos interstícios entre as “caixas” e o espaço geral, evitando gerar novas fissuras nos parâmetros verticais.
- Data de Construção: Fevereiro 2011 – Outubro 2011